Como nasce uma Capa de Álbum Ilustrada

Oi Pessoal! Apresento nesse post, ilustrando o processo de criar uma capa de álbum Ilustrada, a lindeza do trabalho delicado e exclusivo que eu desenhei para a Carol Gimenes – fotógrafa querida e super talentosa, que atua em São Paulo – entregar álbum show para seu cliente.

Quando alguém se pergunta porque eu afirmo que eu desenho álbuns, tá aqui a explicação. Tudo acomeça com um pedido de trabalho, que o fotógrafo me envia através de um formulário online. O tema que constou no orçamento foi “ Uma festa de Chapeuzinho e os Três Porquinhos”. Pensei, eita! Juntou todo mundo? E como será isso? Depois, vem o briefing,  e as orientações foram essas:

Quando o fotógrafo me pede Ilustração para a Capa e libera para que eu, “com o meu critério” resolva o trabalho, eu piro porque entro na minha área de diferenciação. Identidade sobre Foto e Montagem de Imagem Photoshop se aprende com curso e prática, mas desenhar bonito e pertinente é um tico mais complexo.

Então tudo começa e o artista entra em processo criativo. Busco referências de Capas de Livro infantil, busco Chapeuzinhos em inglês e alemão Google afora. E claro, dou uma olhada nos álbuns com o mesmo tema criado por outros diagramadores admirados, para buscar fazer diferente.

Tudo deslanchou quando vi as fotos maravilhosas que a Carol fez da festa, tão docemente personalizada e caprichada para a linda Manuela Chapeuzinho. Coisa mais rica de ver, gente! Estava todo mundo na festa! E disso surgiu o argumento criativo.

Para a desenhar a personagem principal busquei o rostinho, brinquinho de pérola, sapatinho e cabelinho da Manuela. Do desenho do vestido saiu a florzinha também que compõe identidade, e fundos. São detalhes sutis que podem até passar despercebido pela maioria, mas que fazem uma linda diferença no trabalho entregue, atribuindo um significado bem especial ao conjunto.

Personalizar e trabalhar também os personagens foi delicioso! Os personagens seguiram a linha dos docinhos, olha que delicadeza! Em torno das histórias de lobo, vovós, porquinhos e caçadores surgiu a turma toda.

E do fato de a festa estar cheia de gente muito querida e de todos virem para Festa da Manú, nasceu a capa e abertura.

Foto: Carol Gimenes

A identidade do álbum foi criada com uma uma fonte lúdica, que dança e brinca. E para dar o toque final,  veio a adição de uma frase que traz essa ideia e atmosfera gostosa de conto de fadas:
“MANUELA FAZ UM ANINHO –  E TODO MUNDO VEIO BRINCAR NA FLORESTA”.

Um trabalho inspirado, delicioso e lindo de fazer.
Mas vamos deixar de suspense!
Olha só como ficou Capa, Abertura e Contra-capa ♥!


Abaixo, a abertura que foi apresentada primeiro e que eu trouxe para o post, porque embora tenha precisado ser modificada, eu achei muito cute ♥, dentro do conceito de que todo mundo veio para a festa.

Carol Gimenes, querida! Você mandou muito bem no álbum, as fotos ficaram lindas! Para mim, é a maior alegria e orgulho criar encantamento junto com você. Obrigada pela super confiança!

 

Para conhecer o trabalho da Carol, o site é http://carolgimenes.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s